Image

Guardas Municipais serão Polícias Municipais

Foi aprovada pelo Senado Federal na tarde da última terça-feira (27) a PEC 37/2022. O texto inclui no caput do artigo 144 da Constituição Federal as guardas municipais e e órgãos de Segurança Viária, através dos seus agentes de trânsito, no sistema de segurança pública. A Emenda Nº. 3, apresentada posteriormente e que tinha o objetivo de incluir o DNIT no rol de órgãos de segurança pública, foi rejeitada pelos senadores.

O sistema sindical dos PRFs esteve presente no Senado Federal através dos representantes dos Sindicatos regionais e da FENAPRF, realizando articulações e reuniões com os parlamentares, demonstrando como a PEC impactaria no trabalho realizado pelos policiais rodoviários federais nas rodovias e estradas federais. Conforme Nota Técnica elaborada pela FENAPRF e entregue aos parlamentares, a inclusão do DNIT no projeto original representaria uma violação ao artigo 37 da Constituição Federal, com desperdício de recursos e gerando conflito de competência.

Posts Relacionados

GCM: Governo Federal regulamenta porte de arma para Guardas Municipais

Nova norma publicada regulamenta porte de arma funcional para guardas municipais – GCM; municípios devem cumprir requisitos para…

03/07/2025 - 17h18

Guarda Municipal ajuda a diminuir crimes em Foz do Iguaçu

Ampliação do efetivo, uso de tecnologia e integração com políticas sociais impulsionam avanços em segurança pública Fonte da…

27/06/2025 - 18h08

Fenaguardas ajuíza ADPF contra GM-Rio

Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) nº 1238 Em 24 de junho de 2025, a Federação Nacional…

25/06/2025 - 21h16

Rádio Corredor

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *