Caoa Chery Tiggo 7 Pro
SUVs – A Polícia Militar do Estado de São Paulo apresentou, em julho de 2025, mais uma leva de novas viaturas que reforçarão o policiamento ostensivo em diversas regiões do estado. O destaque da renovação de frota é a consolidação do uso do SUV Caoa Chery Tiggo 7 Pro, que vem ganhando espaço como veículo padrão nas operações urbanas e rodoviárias.
As novas viaturas estão sendo incorporadas gradualmente e integram um pacote de renovação que contempla diferentes batalhões, com foco em mobilidade, agilidade e presença visual reforçada nos patrulhamentos. A medida busca modernizar os equipamentos das forças de segurança e substituir modelos mais antigos, como Palio Weekend e Renault Duster.

Substituição
A entrega dos novos veículos ocorreu por meio de licitação pública, que definiu o Tiggo 7 Pro como o modelo ideal para suprir as demandas operacionais da corporação. O modelo se destaca por sua robustez mecânica, motorização turbo e amplo espaço interno, além de contar com equipamentos adaptados às necessidades da atividade policial.
Os novos SUVs substituem gradativamente unidades anteriormente utilizadas, como:
- Fiat Palio Weekend (utilizado por décadas)
- Renault Duster (versão anterior)
- Mitsubishi Pajero e Chevrolet Trailblazer (em batalhões específicos)
Com tração dianteira, motor 1.6 turbo de 187 cv e câmbio automatizado de dupla embreagem com sete marchas, o Tiggo 7 Pro foi avaliado positivamente por setores da PM após testes internos e uso em patrulhamento desde 2023. Atualmente, milhares de unidades já rodam em cidades paulistas, sobretudo na capital, região metropolitana e litoral.
Ampliação da capacidade operacional
A adoção dos novos modelos reflete decisões estratégicas da Secretaria da Segurança Pública (SSP-SP) e do Comando da PM, que visam ampliar a capacidade operacional com viaturas mais modernas e seguras.
O uso contínuo do Tiggo 7 Pro será monitorado pelos batalhões responsáveis, com possíveis ajustes e avaliações de desempenho. A expectativa é que a frota continue sendo ampliada com base nos resultados obtidos em campo.
Em nota, a Polícia Militar destacou que as novas viaturas “são projetadas para proporcionar maior conforto, eficiência e segurança aos policiais e à população, contribuindo diretamente para o policiamento ostensivo e preventivo”.
Pinturas Reflexivas
As viaturas foram entregues já caracterizadas com identidade visual padrão da corporação, com pinturas refletivas, numeração visível e sistemas de iluminação e sinalização adaptados. Os SUVs também estão equipados com compartimentos para armamentos, sistema de comunicação embarcada e suporte para rádio digital.
Muitos dos veículos também contam com câmeras embarcadas e estrutura para acoplar equipamentos de monitoramento, especialmente nos modelos voltados ao patrulhamento urbano. Em determinadas regiões, a integração com sistemas de videomonitoramento, como o Detecta e câmeras OCR, potencializa a atuação preventiva e repressiva da corporação.
Investimentos atendem PMs
A renovação da frota com SUVs modernos reforça o compromisso do Governo de São Paulo com a valorização e eficiência das forças de segurança. O investimento em veículos mais potentes e adaptados à realidade operacional permite maior cobertura territorial, deslocamentos ágeis e presença ostensiva em áreas estratégicas.
A mudança também atende a demandas de policiais militares por melhores condições de trabalho, sobretudo em batalhões que atuam em regiões com maior exigência de mobilidade e capacidade de resposta. Em termos estratégicos, a adoção de SUVs como padrão consolida uma tendência já vista em outras forças, como a PRF e Guardas Municipais.
Segundo a SSP-SP, a modernização da frota integra um plano maior de reaparelhamento das polícias, que inclui também aquisição de armamentos, coletes balísticos, sistemas de comunicação e treinamento contínuo dos efetivos.
Primeiro carro da PMSP
O primeiro carro utilizado como viatura oficial pela Polícia Militar do Estado de São Paulo foi o Chevrolet Veraneio, nos anos 1960.
A Chevrolet Veraneio, lançada em 1964 pela General Motors do Brasil, foi a principal viatura das forças de segurança paulistas por várias décadas, sendo amplamente usada por batalhões da PM, especialmente em unidades de Rádio Patrulha e Rotam. Seu porte avantajado e robustez mecânica faziam dela uma escolha ideal para transporte de efetivo e operações urbanas.
Antes disso, ainda nos anos 1950 e início dos anos 60, a PM usava de forma menos padronizada veículos como:
- Jeeps Willys MB e CJ-5, herdados do Exército ou adquiridos nacionalmente
- Rurais Willys
- Modelos sedã adaptados, como Ford e Chevrolet da época
Mas foi com a chegada da Veraneio que se consolidou a padronização da viatura moderna no estado. O modelo permaneceu em serviço até os anos 1990, quando foi gradualmente substituído por veículos como a Blazer e, posteriormente, por SUVs menores e mais ágeis.
QSL News: polícia em foco.