Grupo de policiais penais em formação marchando em bloco, com uniformes táticos pretos e coletes com distintivos visíveis. A imagem mostra dezenas de agentes perfilados, em gesto sincronizado de marcha, com expressões sérias e foco à frente. Ao fundo, há uma multidão de pessoas observando, sugerindo evento público ou cerimônia oficial. Uma bandeira do Brasil aparece parcialmente à esquerda.

PP-Ceará promove 2º Curso de Atirador Designado

A Polícia Penal do Ceará, em parceria com o Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) da Polícia Militar do Ceará (PMCE), encerrou nesta semana o 2º Curso de Atirador Designado com participação de forças de segurança de todo o País. Com carga horária de aproximadamente 80 horas, a capacitação reuniu 25 participantes de diversas instituições de segurança pública.

Várias forças policiais

O 2º Curso de Atirador Designado foi realizado entre os dias 8 e 19 de julho de 2025 pelo Centro de Treinamento da SAP-CE, em Fortim. A iniciativa é fruto de atuação conjunta entre a Polícia Penal do Ceará e o BOPE-PMCE.

Participaram do curso:

  • Polícia Penal do Ceará (grupo tático e instrutores de tiro da SAP);
  • Polícia Penal do Rio Grande do Norte (PP-RN);
  • Polícia Penal do Distrito Federal (PP-DF);
  • Polícia Civil do Ceará (PC-CE);
  • Polícia Civil do Distrito Federal (PC-DF);
  • Polícia Federal (PF);
  • Polícia Militar do Ceará (PMCE).

Módulos do curso

A coordenação ficou a cargo do Tenente Mendes, atirador de elite do BOPE-PMCE, que também atuou como principal instrutor. O treinamento foi voltado ao aprimoramento técnico com foco em situações reais e protocolos de segurança tática.

Durante o curso, os participantes foram submetidos a módulos teóricos e operacionais, incluindo:

  • Simulações com alvos móveis
  • Disparos de longa distância
  • Reconhecimento de alvos
  • Comunicação em equipe
  • Uso de equipamentos de observação

A ação reforça o compromisso da SAP com a capacitação continuada de seus agentes e incentiva a troca de experiências entre as diferentes instituições envolvidas.

O treinamento representa estratégia de fortalecimento operacional, com potencial replicação em futuras edições para ampliar alcance nacional.

A SAP reforçou que integra este curso em seu plano de capacitação técnica tática, visando elevar o padrão de atuação dos seus grupos especializados.

A iniciativa promoveu melhoria da eficiência operacional e integração entre forças, elemento estratégico para respostas coordenadas em situações de crise ou ambientes de alto risco.

Histórico da SAP

Transformações no sistema penitenciário do Ceará entre 2019 e 2025

Viatura caracterizada da Secretaria da Administração Penitenciária do Ceará (SAP) em destaque, com sirene acionada e agentes uniformizados visíveis no interior do veículo. Ao fundo, é possível ver outro carro com a inscrição "GOP" (Grupo de Operações Penitenciárias), sugerindo a atuação em operação ou evento oficial.
Viaturas SAP Ceará Divulgação

Nos últimos seis anos, o sistema penitenciário do Ceará registrou avanços significativos nas áreas de ressocialização, gestão de dados e capacitação dos agentes.

O estado se consolidou como referência nacional em educação prisional, liderando em 2024 o ranking do Sisdepen em atividades complementares e remição de pena por leitura. O Ceará ocupou o 1º lugar em remição pela leitura e o 3º lugar em remição de pena, entre os estados brasileiros.

Em gestão de informação, o estado foi reconhecido nacionalmente pela qualidade e agilidade na inserção de dados no Sisdepen, durante evento promovido em maio de 2024.

No campo de valorização dos agentes, entre 2023 e 2024 o Ceará foi pioneiro ao implantar câmeras corporais em uniforme dos policiais penais (448 unidades implantadas) e sancionou lei que concede adicional financeiro para reforço operacional em atividades de ressocialização.

Em infraestrutura e apoio à saúde, no início de 2025 a SAP firmou convênio com a Secretaria Nacional de Políticas Penais para implantar o Núcleo de Atenção ao Servidor Penitenciário (NASSP) no valor de R$ 900 mil, com contratação de profissionais e estruturação de atendimento psicossocial aos servidores.

Além disso, o sistema cearense atraiu visita técnica do BID e representantes do sistema penitenciário do Chile em janeiro de 2025, interessados na estrutura organizacional e projetos de reintegração social

Quem é Mauro Albuquerque?

Luís Mauro Albuquerque Araújo é policial civil do Distrito Federal e especialista em segurança pública e gestão prisional. Fundou e dirigiu a Diretoria Penitenciária de Operações Especiais (DPOE/DF) entre 2000 e 2015, além de ter criado a doutrina de Intervenção Penitenciária adotada pelo antigo Departamento Penitenciário Nacional. Coordenou a Força de Intervenção Penitenciária Integrada (FIPI) no Ceará em 2016 e também atuou no Rio Grande do Norte, onde depois assumiu a Secretaria de Justiça e Cidadania. Desde janeiro de 2019 é titular da Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização do Ceará.

QSL News: polícia em foco.

Posts Relacionados

Custódia em Hospital: Policial Penal é assassinado

Policial penal é assassinado em hospital de BH e sindicato denuncia falhas estruturais graves na Sejusp-MG A morte…

27/08/2025 - 16h18

STF barra contratação temporária de PPs

O Supremo Tribunal Federal (STF) declarou, por unanimidade, a inconstitucionalidade da Lei nº 24.035/2022 de Minas Gerais, que…

22/08/2025 - 15h22

Limite de jornada de 144 horas avança

Um projeto em análise no Congresso Nacional propõe um limite de jornada da carga horária de policiais civis…

21/08/2025 - 14h03

Polícia Penal: atuação além das muralhas

Instituída como força de segurança pública pela Emenda Constitucional 104/2019 (EC 104/2019), a Polícia Penal tem ampliado sua…

02/08/2025 - 18h40

Rádio Corredor

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *