Equiparação PCDF e PF: Fachada do prédio da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), com arquitetura moderna e vidros verdes. Três pessoas caminham sobre a passarela de acesso ao edifício.

A novela da equiparação PCDF e PF

A desigualdade salarial entre a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) e a Polícia Federal (PF) tem raízes institucionais, e está diretamente ligada ao arranjo constitucional e administrativo específico da capital federal. A equiparação PCDF e PF sempre foi uma regra.

Origem institucional da PCDF

A Polícia Civil do Distrito Federal é uma exceção no modelo brasileiro. Diferente das polícias civis dos estados, ela:

  • É mantida pela União, conforme o artigo 21, inciso XIV, da Constituição Federal;
  • Tem seu orçamento custeado com recursos do Fundo Constitucional do Distrito Federal (FCDF), criado pela Lei nº 10.633/2002;
  • No entanto, é subordinada ao Governo do Distrito Federal (GDF).

Essa estrutura criou um cenário no qual a União paga os salários da PCDF, mas quem decide a política salarial é, na prática, o Governo do Distrito Federal (se estiver tudo costurado com o Executivo Federal).

Paridade histórica com a PF

Durante muitos anos, foi mantida a paridade salarial entre a PCDF e a PF, já que ambas realizam atividades semelhantes de polícia judiciária e possuem formação e atribuições técnicas equiparáveis.

  • Entre os anos 1990 e 2000, essa paridade foi mantida por meio de negociações políticas e reajustes conjuntos.
  • No entanto, a partir de 2016, a Polícia Federal passou a ter reajustes próprios, com planos de cargos e salários específicos, enquanto a PCDF ficou congelada, aguardando decisões políticas entre o GDF e a União;
  • O fim da paridade se deu no contexto do impeachment da Presidente Dilma Rousseff

Crescimento da desigualdade

Desde 2016:

  • A PF passou por diversos reajustes, inclusive com incremento de gratificações (sobreaviso) e reestruturações de carreira.
  • A PCDF, por depender da União para aprovar qualquer reajuste e da vontade do Governador do GDF, enfrenta mais entraves burocráticos e políticos, o que gera defasagem.
  • Atualmente, estima-se que a diferença salarial pode ultrapassar 30%, dependendo da função e do tempo de serviço.

Demandas e tensões

  • A paridade com a PF continua sendo uma das principais pautas reivindicadas pelas entidades de classe da PCDF (como o SINPOL-DF).
  • O tema já gerou greves, paralisações e pressão política, sobretudo em anos eleitorais.
  • Apesar de promessas frequentes de equiparação, o entrave continua sendo orçamentário e político (mais político).

A desigualdade salarial entre a PCDF e a PF surgiu principalmente a partir de 2016, quando a PF começou a avançar em sua política salarial de forma independente e o impeachment de Dilma Russef trava os reajustes. A estrutura híbrida da PCDF — financiada pela União, mas subordinada ao GDF — dificultou a equiparação, dependendo do Governador em exercício para envio da proposta à União. Desde então, a diferença só aumentou, alimentando tensões e mobilizações por paridade.

Grupo de pessoas sentadas em uma sala, segurando cartazes com a frase: “PCDF/PF SIMETRIA JÁ! SINPOL-DF”. Trata-se de uma manifestação pacífica organizada pelo sindicato da Polícia Civil do Distrito Federal, cobrando equiparação salarial com a Polícia Federal.
Foto: Edilson RodriguesAgência Senado Divulgação

Linha do Tempo da Desigualdade Salarial entre PCDF e PF

1988 – Constituição Federal

  • Artigo 21, XIV: define que a União deve organizar e manter a Polícia Civil do Distrito Federal.
  • Cria-se uma estrutura única no país, com a PCDF financiada pela União, mas subordinada ao Governo do DF.

1990–2000 – Paridade informal

  • Durante essa década, PCDF e PF mantêm remunerações semelhantes.
  • Reajustes ocorrem de forma paralela, muitas vezes por meio de negociações políticas.

2002 – Criação do Fundo Constitucional do DF

  • Lei nº 10.633/2002 institui o FCDF, para custear segurança pública, saúde e educação no DF.
  • Reforça o papel da União como responsável pelo custeio da PCDF.

2016 – Início da divergência

  • Polícia Federal passa a ter reestruturações salariais específicas, incluindo aumento de gratificações.
  • PCDF fica de fora dos reajustes, apesar de desempenhar funções semelhantes.
  • Começa o descolamento salarial entre as duas instituições.

2015 – Tentativas de equiparação

  • Entidades da PCDF intensificam pressão por paridade com a PF.
  • O GDF à época resistiu e a catgeoria de policiais da PCDF passou declaradamente a ser inimiga do então Governador, Rodrigo Rollember. Houve pressão também de técnico do então Governo Temer, alegando limites fiscais e ausência de previsão legal para reajustes automáticos.

2019-2020 – Propostas e promessas

  • Durante o governo de Jair Bolsonaro, há promessa de reestruturação das carreiras da PCDF, mas sem avanços concretos;
  • As entidades de classe da PMDF promovem atos também solicitando o mesmo reajuste e isso impede a equiparação;
  • A defasagem da PCDF ultrapassa 20% em relação à PF.

2020 – Projeto de paridade frustrado

  • Governo Bolsonaro anuncia intenção de conceder 25% de reajuste à PCDF.
  • Pressão de outras categorias e crise fiscal impedem a efetivação.
  • Servidores da PCDF protestam, mas o reajuste não ocorre.

2022 – Novo projeto paralisado

  • Proposta de paridade volta a tramitar com apoio do GDF e bancada do DF no Congresso.
  • Governo Federal não aprova os recursos no Orçamento, e a medida é adiada novamente.

2023–2024 – Manutenção da defasagem

  • A diferença salarial entre PF e PCDF passa dos 30% em alguns cargos.
  • PCDF continua sem reestruturação, enquanto PF mantém política salarial própria.

Situação Atual (2025)

  • Paridade com a PF continua sendo a principal pauta da PCDF.
  • O entrave está entre a necessidade de aprovação federal e o cenário fiscal limitado.
  • Entidades como o SINPOL-DF seguem pressionando o Governo Federal por equiparação.

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